DA GEOMETRIA DE POSIÇÃO AOS SÓLIDOS DE PLATÃO: REFLEXÃO DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR E CONTEXTUALIZADA

From position geometry to platonic solids: a reflection upon an interdisciplinary and contextualized proposal

  • Diviane Maria Dias Rodrigues
  • André Maurício Brinatti
  • Luciane Grossi
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem, educação básica, teoria de aprendizagem de Vygotsky

Resumo

Este trabalho relata os resultados da aplicaçãodo Produto Educacional: Da Geometria de Posição aos Sólidos de Platão, utilizadoem três turmas do Ensino Médio, em dois colégios da cidade de Ponta Grossa-PR. Trata-sede uma unidade didática composta de dois módulos, cada um dividido em aulas, com planos de unidades, planos de aulas, roteiro do docente e materiais didáticos diversificados. Apesquisa realizada é de cunho qualitativa de caráter interpretativo e de intervenção,sendo apresentadas reflexões dos processos de ensino e aprendizagem relacionadas com as suas aplicações. A análise foi feita a partir de dados obtidos coletivamente, na modalidade de grupos focais com o planejamento de atividades centradas nos discentes, pautada em métodos socio interacionistas, utilizando-se de uma coleta/registro na formação de um portfólio que continha relatos descritivos qualitativos e/ou quantitativos por grupo baseados no relatório-avaliação. Das análises, observou-se que houve o processo de mediação: entre os discentes, durante as atividades e na plenária; entre discentes e docente, momentos de reparo de dúvidas apresentadas pelos discentes;e por meio da manipulação de materiais e discussões, cujas práticas levaram a observação da Matemática no cotidiano de maneira integrada.

Publicado
2020-09-29