EXPLORANDO APRENDIZAGENS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA COM O AUXÍLIO DE UM PLANETÁRIO MÓVEL
Exploring primary school children's learning about Astronomy with a mobile planetarium
Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar as aprendizagens de alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Minas Gerais decorrentes de sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. A pesquisa foi fundamentada teórica e metodologicamente pelos trabalhos de Knud Illeris sobre aprendizagem humana e pelo Modelo Contextual de Aprendizagem de Falk e Storksdieck.Por meio de desenhos, as concepções dos participantes sobre o que existe no espaço foram identificadas antes e após a sessão com o planetário, permitindo estabelecer comparações qualitativas entre os desenhos de cada um dos participantes. Os resultados sugerem que a sessão de cúpula contribuiu para a aprendizagem dos participantes, que, no geral, desenvolveram concepções mais sofisticadas sobre os astros celestes. Também são discutidas a simplicações educacionais e novas possibilidades de pesquisa na área.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.