CONHECIMENTOS DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA ASTRONOMIA: UMA AULA SOBRE O SISTEMA SOLAR
Conceptions Of High School Students About Astronomy: A Solar System Class
Resumo
Sabe-se que, em muitas escolas, há apenas dois períodos semanais destinados à componente curricular de Física e, com essa carga horária, os professores muitas vezes não conseguem ministrar os conteúdos previstos com a profundidade que gostariam. Nesse contexto, a Astronomia mesmo sendo fundamental para a compreensão do universo,pela falta de tempo, acaba não sendo abordada. Por este motivo foi elaborado um questionário para identificar as concepções dos alunos sobre o conteúdo de Astronomia, e como o conhecimento básico nesta área se apresenta. Foi também, como proposta de intervenção, preparada uma aula interativa sobre os tópicos abordados no questionário. A pesquisa foi aplicada em uma turma de cada uma das três séries do ensino médio de uma escola particular de Porto Alegre. Analisando os dados, conclui-se que existe um déficit de conhecimentos básicos sobre Astronomia no ambiente pesquisado, apontando a necessidade de aulas específicas sobre o tema. Também, com base nos comentários dos estudantes, diante da realização das atividades da aula interativa ministrada, pode-se concluir que o uso da metodologia empregada nesta intervenção foi efetiva, pois despertou interesse e instigou a imaginação dos educandos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.