IMAGENS DE ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: LEITURA E SIGNIFICAÇÕES
Advertising announcementes to science teaching: reading and significations
Resumo
A presença de imagens em nosso cotidiano nos expõe ao desafio de refletir sobre qual o papel que elas exercem na construção de significações, na constituição dos sujeitos e na expressão da cultura. Além disso, como conceber essas imagens, particularmente as publicitárias, como potenciais recursos para o ensino. Essa investigação constitui-se em um relato de experiência, de cunho qualitativo, com leitura de imagens publicitárias para o ensino de ciências. Os participantes foram 31 estudantes do 7º ano de Ensino Fundamental de uma instituição de ensino Estadual do município de Porto Alegre (RS). O objetivo geral foi ampliar discussões sobre o uso de imagens de anúncio publicitário no contexto educativo, por meio da comparação de duas formas de utilização: primeiro com imagens escolhidas pela docente e posteriormente com imagens selecionadas pelos estudantes. Essa experiência permitiu constatar com auxílio de Análise Textual Discursiva que a seleção de imagens por eles facilitou a leitura realizada na atividade e o desenvolvimento do conteúdo pela docente.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.