A HISTÓRIA DA TAXONOMIA NO ENSINO DE BOTÂNICA A PARTIR DE ATIVIDADES PRÁTICAS
The history of taxonomy in botanical education from practical activities
Resumo
O objetivo deste trabalho foi elaborar uma proposta prática sobre a história da botânica e taxonomia, para que os alunos compreendessem aspectos pertencentes à história da classificação das plantas no decorrer da história humana e fossem desafiados a construírem um sistema de classificação, levando em consideração o contexto sócio-histórico de diferentes períodos: (1) Pré-História; (2) Idade Antiga (3) Período Clássico, Idade Média e Moderna e; (4) Idade Contemporânea e Botânica Nacional. A atividade foi executada com uma turma de 24 alunos, do segundo ano do ensino médio de uma escola pública. Os resultados mostraram que a atividade oportunizou discussões a respeito da construção histórica da taxonomia no estudo das plantas e contribui ainda para que a taxonomia fosse vista como uma construção humana, condição essencial para iniciar uma discussão sobre a NdC.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.