PERSPECTIVAS DE ENSINO DAS CIÊNCIAS: O MODELO POR INVESTIGAÇÃO NO SERTÃO PERNAMBUCANO

Perspectives on Science Education: The Research by Model in the Sertão of Pernambuco

  • Carina Siqueira de Morais
  • José Euzébio Simões Neto
  • Helaine Sivini Ferreira
Palavras-chave: Ensino por Investigação, Modalidades de Ensino, Ensino da Química, Prática docente

Resumo

Neste trabalho, procuramos investigar a compreensão de professores de Química do Ensino Médio sobre Ensino por Investigação, e as contribuições que esta perspectiva pode oferecer para o ensino-aprendizagem no Sertão pernambucano. Trabalhamos com dois professores de diferentes cidades do Sertão do Pajeú, em quatro etapas metodológicas: Levantamento sobre as Perspectivas de Ensino em que atuam os professores, majoritariamente; Proposta de formação continuada com foco o Ensino por Investigação, baseado em Cachapuz, Praia & Jorge (2002); Observação de aulas investigativas planejadas pelos docentes na etapa anterior; E entrevista semiestruturada com os professores. Os resultados apontam o inicial desconhecimento pelos professores sobre a modalidade de Ensino por Investigação. Contudo, após a formação proposta, demonstraram percepções mais fundamentadas nesta Perspectiva de Ensino e suas potencialidades na melhoria do Ensino da Química, desenhando propostas coerentes e mostrando interesse em continuar na linha investigativa, bem como difundi-la em seus espaços de atuação

Publicado
2020-09-24