O TEMA SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

The solo in elementary education theme: alternative conceptions of students about the implications of sustainability

  • Wanderley Pivatto Brum
  • Elcio Schuhmacher
Palavras-chave: Solo, Ensino de ciências, Concepções alternativas, Sustentabilidade

Resumo

Os desafios da sociedade contemporânea são complexos e exigem ações coletivas que possam redefinir nossas relações produtivas, cultural e social oportunizando uma vivência mais sustentável. Nessa direção, a escola possui papel importante na orientação como na regulação de ações dos estudantes na utilização e preservação do solo. Essas orientações promovidas pela escola devem partir das concepções alternativas que os estudantes trazem à sala de aula, entendidas como produtos de seus esforços imaginativos no intuito de descrever e explicar o mundo físico que os rodeiam. Tais concepções devem ser encaradas como construções pessoais, e cabe ao professor conhecer, compreender e valorizar para decidir o que fazer e como fazer o seu ensino, ao longo do estudo de um assunto. A partir dessa premissa, este trabalho buscou identificar e analisar as concepções alternativas de estudantes do 6º ano de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina sobre o tema solo e sua implicação com a sustentabilidade. A pesquisa tem caráter qualitativo e o instrumento para coleta de dados consistiu de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que o cotidiano e a figura familiar influenciam fortemente em suas concepções.

Publicado
2020-09-24