MAPAS CONCEITUAIS: UTILIZAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO HALETOS

Concept maps: use the evaluation process of learning content halide

  • João Rufino de Freitas Filho
  • Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas
  • Juliano Carlo Rufino de Freitas
  • Artur Felipe Azevedo de Lima Tavares
Palavras-chave: Mapas conceituais, avaliação da aprendizagem, haletos

Resumo

Este artigo retrata a pesquisa realizada com estudantes do 3º ano de duas turmas do Ensino Médio, na qual utilizamos a construção de mapas conceituais como instrumentos de avaliação no estudo dos haletos orgânicos relacionados a temática agrotóxicos. A metodologia de avaliação utilizada para investigar indícios da ocorrência da Aprendizagem Significativa, foi a construção, pelos estudantes, de mapas conceituais em cada etapa da atividade proposta, o que nos possibilitou algumas análises acerca da organização dos conhecimentos relacionados ao tema de estudo, na estrutura cognitiva dos estudantes. As versões finais dos mapas conceituais construídos demonstram um crescimento a nível conceitual, além do estabelecimento correto das relações e hierarquias entres estes conceitos.

Publicado
2020-09-22