A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE ENSINO DE GEOMETRIA
Training of future teachers of early years of Basic Education: a discussion from an activity of teaching geometry
Resumo
A geometria é um conteúdo matemático pouco valorizado no currículo escolar e, mesmo quando está presente nas aulas, é considerada difícil até mesmo distante do cotidiano dos alunos. O presente artigo apresenta algumas considerações acerca do ensino de geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental organizado a partir da proposta da Atividade Orientadora de Ensino–AOE (MOURA, 1996, 2001). Considerando as características da AOE, referenciais teóricos sobre o ensino de matemática e, mais especificamente de geometria, objetiva discutir sobre a formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da organização e do desenvolvimento de uma atividade de ensino de geometria num grupo que tem a participação de professores universitários, professores de Educação Básica e estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática. Para isso, apresenta uma atividade de ensino a partir de três elementos considerados importantes para o seu desenvolvimento:a síntese histórica do conceito, a situação desencadeadora de aprendizagem e a síntese coletiva. Com a análise desta atividade, foi possível constatar que a organização intencional do ensino pode possibilitar ao professor momentos de aprendizagem em relação ao conteúdo a ser ensinado e esses momentos podem ser compartilhados e enriquecidos através da organização de grupos de estudo. Além disso, a interação entre sujeitos de diferentes níveisde formação e experiência profissional, que aconteceu durante a realização da atividade, oportunizou aprendizagens relativas à docência através de discussões e reflexões acerca das possibilidades e metodologias a serem desenvolvidas
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.