A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS AUXILIADA PELA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
The audiovisual production as Pedagogical Resource: Diversifying the teaching of Chemistry to assist in the construction of knowledge
Resumo
A Atividade descrita a seguir, teve como intenção criar estratégias de ensino diferenciadas, em espaço não formal, e verificar se as mesmas podem auxiliar os estudantes na construção de conhecimentos. A proposta, que é uma produção de documentário, mostra a importância da contextualização e da integração de áreas do conhecimento. Procurou-se tornar o ensino de ciências mais relevante para os educandos dando condições para que eles percebam a Química como uma construção humana, sujeita e interferências de ordem social, econômica, política, religiosa e ética e com forte presença no cotidiano das pessoas. Durante o desenvolvimento do documentário, os estudantes tiveram que se envolver em atividades das mais diversas, mostrando a capacidade de pesquisar, trabalhar com autonomia, resolver conflitos, respeitar a opinião dos colegas, estudar para realmente conhecer o assunto trabalhado, entre outros. Os resultados obtidos mostraram que os objetivos propostos foram alcançados e que o caminho seguido pode realmente contribuir para a aquisição de aprendizagens significativas
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.