DIFERENCIAÇÃO E RECONCILIAÇÃO DE SIGNIFICADOS PRODUZIDOS POR ALUNOS DOS ANOS INICIAIS EM ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: UMA ABORDAGEM AUSUBELIANA

Differentiation and reconciliation of meanings produced by students in elementary schools in inquiry-based activities: an approach Ausubelian

  • Andréia de Freitas Zômpero
  • Helenara R. Sampaio Figueiredo
  • Kelly Cristina de Mello
Palavras-chave: Ensino de Ciência, atividades investigativas, elaboração de significados

Resumo

O presente artigo apresenta as contribuições de uma atividade investigativa para o Ensino de Ciências relacionada a "visão" no aspecto lubrificação e proteção do olho. A pesquisa foi realizada com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental,com intuito de verificar os significados elaborados por eles durante a realização de uma atividade investigativa, bem como a diferenciação desses significados durante a mesma. Por meio da análise, percebemos características propostas pelo National Research Council, tais como engajamento dos alunos, a priorização e explicações das evidências por meio dos registros dos alunos, a conexão das explicações ao conhecimento científico e a comunicação. Os significados produzidos pelos estudantes tornaram-se mais diferenciados, isto é, mais específicos em relação aos que foram identificados no início da atividade

Publicado
2020-09-19