A RECREAÇÃO COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA ABORDAR SEXUALIDADE E GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Recreation as a methodological tool to address sexuality and gender in Early Childhood Education

  • Dário Vinícius Ceccon Lanes
  • Karoline Goulart Lanes
  • Marcelli Evans Telles dos Santos
  • Elane Fabíola de Sousa Jerônimo Silva
  • Betina Loitzenbauer da Roch Moreira
  • Robson Luiz Puntel
  • Vanderlei Folmer
Palavras-chave: Recreação, Sexualidade, Gênero, Educação em ciências, Educação física, Educação infantil

Resumo

Corpo, gênero e sexualidade estão presentes em todos os momentos e em todas as atividades e interações escolares e não-escolares das crianças e influenciam fundamentalmente sua maneira de viver, de ser, de se projetar no mundo. Tanto sexualidade quanto gênero é um tema complexo e reúne vários fatores amplamente configurados por aspectos sociais e culturais. Assim, este estudo objetivou investigar as percepções de crianças da Educação Infantil acerca da sexualidade e gênero, além disso, avaliar a eficácia de intervenções lúdicas. Os participantes do estudo foram divididos em dois grupos. O levantamento das percepções foi realizado por meio de desenhos e as intervenções ocorreram durante as aulas de Educação Física através de atividades recreativas. Após os resultados obtidos, constatou-se que as crianças do Grupo Intervenção apresentaram melhor desempenho no pós-teste em relação ao Grupo Controle e que a recreação pode servir como uma ferramenta metodológica para a aprendizagem da sexualidade e gênero na Educação Infantil.

Publicado
2020-09-19