A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA NA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO PROJETO VENCEDOR DO CONCURSO ‘MINHA IDEIA DÁ UM SALA –2012’ DA TV ESCOLA

The grounding in theory of meaningful learning of the contest winner project ‘Minha ideia dá um sala –2012’ of TV Escola

  • Felipe Damasio
  • Mauricio Dalpiaz Melo
Palavras-chave: Teoria da aprendizagem significativa, documentários, TV Escola

Resumo

O artigo relata como foi a participação do projeto vencedor em um concurso nacional da TV Escola. Para participar do concurso, os concorrentes deveriam enviar propostas para exploração de documentários previamente selecionados pelo canal. No presente trabalho é descrito a construção do projeto vencedor baseado na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel que utilizou um dos documentários como organizador prévio para as atividades potencialmente significativas. Uma possível interpretação do resultado é que a Teoria da Aprendizagem Significativa tem um grande potencial para atividades propostas relacionadas com exploração de documentários.

Publicado
2020-09-17