A QUANTIDADE DE MILHO INFLUENCIA NA PROLIFERAÇÃO DE GORGULHO? ASPECTOS TEÓRICOS QUE SUBSIDIAM O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE DADOS EM UMA INVESTIGAÇÃO

Does the maize amount influencesthe weevil proliferation? Theoretical aspects that support the process of building data in a research

  • Andrela Garibaldi Loureiro Parente
  • Odete Pacubi Baierl Teixeira
  • Tiago Corrêa Saboia
Palavras-chave: Investigação, formação de professores, Clube de Ciências

Resumo

A investigação como prática do ensino, reconhecida como uma alternativa para a melhoria da aprendizagem em ciências, tem se tornado uma perspectiva de trabalho do professor. Este artigo originou-se de um estudo sobre o processo de formação de professores no âmbito de práticas investigativas, realizado com professores-estagiários do Clube de Ciências da UFPA e estudantes da educação básica da rede pública de ensino de Belém, para discutir a relação teórico-prática na construção do planejamento de uma investigação. Indicamos nesse processo episódios que trazem indícios da necessidade dessa relação, pois na sua ausência o processo de planejamento se revela questionável. Nossas análises mostram a importância de considerar o contexto teórico para conceber o planejamento e tomar decisões sobre a condução da investigação, esteja esta voltada para um objetivo teórico ou prático

Publicado
2020-09-17