UTILIZAÇÃO DO MODELO DIDÁTICO ANALÓGICO (MDA) NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA SOBRE A ESTRUTURA DA TERRA

Use of didactic analogical model (MDA) in science education: an experience about the structure of the earth

  • Diana Borges dos Santos
  • María Elena Infante-Malachias
Palavras-chave: Modelo Didático Analógico, Ensino de Ciências, Metacognição

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento de uma sequência de aulas utilizando o Modelo Didático Analógico (MDA) com o intuito de contribuir na aprendizagem dos estudantes e promover a metacognição. O MDA é um modelo onde os alunos elaboram analogias, com o auxílio do professor, relacionando elementos do cotidiano e elementos da ciência escolar. Nesta sequência, estudantes de quinto ano do ensino fundamental utilizaram abacates como elementos do cotidiano e como elementos da ciência a estrutura da Terra. Os resultados permitem perceber que a utilização do MDA favoreceu a aprendizagem dos alunos, o que pode ser evidenciado nas relações estabelecidas entre o conteúdo da ciência escolar e os elementos do cotidiano, assim como nas explicações destas relações que demonstram o exercício da metacognição

Publicado
2020-09-17