OS CONCEITOS ESPONTÂNEOS DOS ESTUDANTES COMO REFERENCIAL PARA O PLANEJAMENTO DE AULAS DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DOS RÉPTEIS A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO

The spontaneous concepts of students as a reference for the science’s lessons planning: analysis of a didactic experience for the study of reptiles based on the Historical Cultural Development Theory

  • Edson Schroeder
Palavras-chave: ensino de Ciências, conceitos espontâneos, conceitos científicos, estudo dos répteis

Resumo

Os estudantes trazem à sala de aula um sistema explicativo alternativo–seus conceitos espontâneos, diferente dos saberes científicos apresentados pela escola. Este fato é essencialmente importante, uma vez que os professores podem acreditar que a apropriação de um conhecimento acontece pela simples transmissão. Os conceitos espontâneos são explicações funcionais para os objetos e fenômenos que precisam ser conhecidos e levados em consideração pelos professores de Ciências. Neste sentido, apresentamos uma experiência didática para o estudo dos répteis, vivenciada em aulas de Ciências com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental, analisada a partir de pressupostos da Teoria Histórico Cultural do Desenvolvimento. Entendemos que o ensino deve basear-se na atividade pessoal do estudante e o papel do professor está na orientação e regulação das atividades, com vistas à transformação dos conceitos espontâneos em sua estrutura. Assim, de acordo com o pensamento vygotskyano, a colaboração sistemática entre o professor e o estudante é que propiciará o amadurecimento das funções psicológicas superiores e o seu consequente desenvolvimento intelectual

Publicado
2020-09-17