ENSINO EXPERIMENTAL DAS CIÊNCIAS COM CRIANÇAS DO 1º ANO DE ESCOLARIDADE: A DISSOLUÇÃO DE MATERIAIS SÓLIDOS EM ÁGUA

Experimental Science Teaching with 1st graders: the dissolution of solid materials in water

  • Paulo Varela
  • Joaquim Sá
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Experimental, Reflexivo, Construção de significados

Resumo

Este artigo descreve e analisa o processo de construção de significados científicos sobre a dissolução de materiais sólidos em água, promovido numa turma do 1º ano de escolaridade de uma escola do 1º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Braga –Portugal. A turma, constituída por 18 alunos com uma média de idades de 6,25 anos, foi sujeita a uma prática de ensino experimental das ciências, durante 40 horas, distribuídas ao longo de um ano. No momento da intervenção pedagógica sobre o tema curricular da dissolução, os alunos tinham já beneficiado de 18 horas de ensino experimental das ciências na abordagem de outros temas curriculares. A análise do processo promovido com as crianças incide no diário de aula -uma narrativa descritiva e reflexiva elaborada com base na gravação áudio e nos registos escritos efetuados durante a observação participante em contexto de sala de aula. A analise é concomitante com a apresentação de resultados de aprendizagem que vão ocorrendo na turma. Estes resultados, conjugados com os obtidos num inquérito de avaliação individual, permitem concluir que uma larga maioria dos alunos desenvolveu, para o fenômeno de dissolução, um modelo de fragmentação do material em pequenas partículas, que se dispersam no líquido, tornando-se invisíveis.

Publicado
2020-09-15