O DESENVOLVIMENTO DE POSSÍVEIS INDICADORES DE INVARIANTES OPERATÓRIOS POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA

The development of possible indicators of operative invariants for high school students in the discipline of biology

  • Karen Cavalcanti Tauceda
  • Vladimir Magdaleno Nunes
  • José Cláudio Del Pino
Palavras-chave: origem do universo, origem da vida, campo conceitual, invariantes operatórios

Resumo

O referencial teórico do campo conceitual de Vergnaud é utilizado neste trabalho, que apresenta os primeiros resultados de uma pesquisa em educação em ciências na área de biologia. Inicialmente, se investigou os conceitos da origem do universo e da vida elaborados pelos alunos do ensino médio, na disciplina de biologia. Através de situações-problema desenvolvidas ao longo deste estudo, procurou-se identificar as relações entre a estrutura conceitual e a estrutura cognitiva do aluno. Na análise destas relações, evidenciaram-se a construção de possíveis indicadores de invariantes operatórios de complexidade e características estruturais diferenciadas e que podem orientar futuras pesquisas para o aperfeiçoamento destas situações

Publicado
2020-09-15