SIMULAÇÃO DO PROCESSO DE SÍNTESE DE PROTEÍNAS: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA ATIVIDADE DIDÁTICA APLICADA A ALUNOS DE ENSINO MÉDIO

Simulation of the protein synthesis process: limits and possibilities of a teaching activities applied to high school students

  • George Oliveira Fontes
  • Daisi Teresinha Chapani
  • Ana Lucia Biggi de Souza
Palavras-chave: ensino de Biologia, metodologia alternativa, tradução gênica

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa que objetivou avaliar o uso de uma atividade didática que simula o processo de síntese de proteínas. Os instrumentos de obtenção dos dados foram: questionários, entrevistas e observações. Os dados foram analisados por meio da frequênciarelativa das respostas dadas às questões fechadas e de análise de conteúdo para os demais. A aplicação do modelo apresentou alguns aspectos positivos como motivação e aprendizado dos conteúdos mais diretamente relacionados com a tradução gênica, porém, foram notadas também algumas dificuldades, as quais consideramos que devem ser levadas em conta pelo professor na aplicação da atividade

Publicado
2020-09-15