RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE LÁPIS E PAPEL NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA

Paper and Pencil Problem Solving in an Investigative Approach

  • Luiz Clement
  • Eduardo A. Terrazzan
Palavras-chave: Resolução de Problemas, Abordagem Investigativa, Ensino de Física

Resumo

A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de Física, uma atividade didática fundamental para a construção de conhecimentos dos alunos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não passam de tarefas repetitivas de resolução de exercícios que envolvem apenas a memorização conceitual e/ou a aplicação direta de equações. Tendo isso em vista, neste artigo apresentamos e discutimos alguns dos resultados alcançados por meio de um estudo sobre práticas didáticas de Resolução de Problemas baseadas em situações-problema, cujos desenvolvimentos, em sala de aula, procuram seguir uma abordagem investigativa. Dessa forma,conseguimos criar um ambiente escolar em que a resolução de problemas de lápis e papel ativou a participação, reflexão e criatividade dos alunos, superando assim sua tradicional característica repetitiva e reprodutiva.

Publicado
2020-09-14