A CONSTRUÇÃO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO EM UM CURSO DE PEDAGOGIA
Construction of a teaching unit for the numeral system learning in a education course
Resumo
Este trabalho tem o propósito da construção de uma unidade didática para o ensino do sistema de numeração para uma turma do Curso de Pedagogia. O delineamento da proposta é sustentado pelo pressuposto de que uma unidade didática pode superar modos lineares e tradicionais de planejamentoe avaliação, permitindo múltiplos caminhos de estruturação do trabalho docente. A ideia-forca que motivou a atividade era a de que os materiais concretos, quando sustentados por uma intencionalidade pedagógica, podem dinamizar o ensino e proporcionar um sentimento favorável para aprender Matemática. A partir de um mapa conceitual, nossa proposta organizou-se por semanas, valendo-se de recursos como a História da Matemática, as situações-problemas e os trabalhos em grupos. Para avaliar a unidade didática fizemos uso de diários de campos e de um avaliador externo. Tais ferramentas acompanharam o desenvolvimento da proposta e permitiram o desenvolvimento de regulações no planejamento, a fim de nos adequarmos aos movimentos das estudantes
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.