REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM AULAS DE FÍSICA: ESTUDO DE UM EPISÓDIO HISTÓRICO DO BRASIL COLONIAL
Reflections about the nature of science in Physics classes: study of an historical episode of the Brazilian colonial period
Resumo
Este artigo discute uma experiência didática de ensino de Física realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos em formação profissional. Sob a orientação metodológica da pesquisa-ação, planejamos o estudo do episódio histórico da expedição de Couplet ao Brasil em 1698, que pretendia contribuir para resolver a controvérsia sobre o formato da Terra, se achatada ou alongada nos pólos. Como estratégia de ensino, adotamos o método de estudo de caso aliado ao episódio histórico citado. A estratégia foi desenvolvida em classe com apoio de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Durante o trabalho os estudantes deveriam avaliar a importância da expedição para o debate sobre o formato da Terra. O trabalho conduzido permitiu identificar suas visões sobre a natureza da ciência e contribuir para que visões mais adequadas da atividade científica fossem consideradas. Além disso, o trabalho permitiu aos alunos buscar informações sobre o tema, realizar leituras, escrever resenha, defender ideias e desenvolver habilidades para o domínio do uso da tecnologia computacional.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.