REFLEXÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA EM AULAS DE FÍSICA: ESTUDO DE UM EPISÓDIO HISTÓRICO DO BRASIL COLONIAL

Reflections about the nature of science in Physics classes: study of an historical episode of the Brazilian colonial period

  • Cassiana Barreto Hygino
  • Nilcimar dos Santos Souza
  • Marília Paixão Linhares
Palavras-chave: episódios históricos, natureza da ciência, educação de jovens e adultos, pêndulo simples

Resumo

Este artigo discute uma experiência didática de ensino de Física realizada em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, com uma turma de alunos da Educação de Jovens e Adultos em formação profissional. Sob a orientação metodológica da pesquisa-ação, planejamos o estudo do episódio histórico da expedição de Couplet ao Brasil em 1698, que pretendia contribuir para resolver a controvérsia sobre o formato da Terra, se achatada ou alongada nos pólos. Como estratégia de ensino, adotamos o método de estudo de caso aliado ao episódio histórico citado. A estratégia foi desenvolvida em classe com apoio de um ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Durante o trabalho os estudantes deveriam avaliar a importância da expedição para o debate sobre o formato da Terra. O trabalho conduzido permitiu identificar suas visões sobre a natureza da ciência e contribuir para que visões mais adequadas da atividade científica fossem consideradas. Além disso, o trabalho permitiu aos alunos buscar informações sobre o tema, realizar leituras, escrever resenha, defender ideias e desenvolver habilidades para o domínio do uso da tecnologia computacional.

Publicado
2020-09-10