A DOCÊNCIA E AS ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

EXPERIMENT ACTIVITIES IN THE SCIENCE CLASSES AT THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL

  • Andréia de Freitas Zômpero
  • Adriana Quimentão Passos
  • Luiza Milbradt de Carvalho
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Atividades de Experimentação, Docência, Ensino Fundamental

Resumo

Este trabalho teve como objetivo abordar o papel do professor na estimulação da reflexão pelo discente, durante atividades práticas, como experimentação e demonstração, nas aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa foi utilizado, como instrumento, um questionário constituído de seis perguntas abertas, que buscaram compreender o papel do professor em problematizar atividades práticas para promover a reflexão do aluno. Mediante as respostas obtidas, foi possível observar que, embora o grupo de educadores, participantes do trabalho, estar consciente de que as atividades de experimentação proporcionam diversas vantagens no aprendizado de Ciências, como a ampliação dos conhecimentos prévios e oportunidades para a reflexão, fazem pouco uso dessa modalidade didática.

Publicado
2020-09-10