A DOCÊNCIA E AS ATIVIDADES DE EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
EXPERIMENT ACTIVITIES IN THE SCIENCE CLASSES AT THE INITIAL GRADES OF ELEMENTARY SCHOOL
Resumo
Este trabalho teve como objetivo abordar o papel do professor na estimulação da reflexão pelo discente, durante atividades práticas, como experimentação e demonstração, nas aulas de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para a realização da pesquisa foi utilizado, como instrumento, um questionário constituído de seis perguntas abertas, que buscaram compreender o papel do professor em problematizar atividades práticas para promover a reflexão do aluno. Mediante as respostas obtidas, foi possível observar que, embora o grupo de educadores, participantes do trabalho, estar consciente de que as atividades de experimentação proporcionam diversas vantagens no aprendizado de Ciências, como a ampliação dos conhecimentos prévios e oportunidades para a reflexão, fazem pouco uso dessa modalidade didática.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.