GENÉTICA NA TV: O VÍDEO EDUCATIVO COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
GENETICS ON TV: THE EDUCATIONAL VÍDEO AS A RESOURCE FACILITATOR IN THE TEACHING-LEARNING
Resumo
O material didático exposto neste trabalho visa apresentar o conteúdo de Genética básica de forma atrativa em um vídeo educativo, aproximando a realidade escolar do cotidiano dos alunos. Trata-se de um filme que contém definições e conceitos básicos da disciplina, considerada difícil pela maior parte dos estudantes. O recurso foi apresentado à uma turma de graduandos em Ciências Biológicas -Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás, os quais avaliaram as alternativas de uso e o benefício dos vídeos no ensino, além das possibilidadesde adaptação para utilização dos vídeos na educação inclusiva. Após a aplicação do vídeo foram realizadas análises das falas dos estudantes e das professoras das disciplinas cujo conteúdo do vídeo estava relacionado, nesse momento foi possível observar que os mesmos aprovaram a metodologia e consideraram-na eficaz no processo de ensino aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.