GENÉTICA NA TV: O VÍDEO EDUCATIVO COMO RECURSO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

GENETICS ON TV: THE EDUCATIONAL VÍDEO AS A RESOURCE FACILITATOR IN THE TEACHING-LEARNING

  • Mayara Lustosa de Oliveira
  • Adriana Maria Antunes
  • Mariana Pires de Campos Telles
  • Simone Mª Teixeira de Sabóia-Morais
Palavras-chave: Vídeos, Genética, Inclusão Educacional, Ensino-aprendizagem

Resumo

 O material didático exposto neste trabalho visa apresentar o conteúdo de Genética básica de forma atrativa em um vídeo educativo, aproximando a realidade escolar do cotidiano dos alunos. Trata-se de um filme que contém definições e conceitos básicos da disciplina, considerada difícil pela maior parte dos estudantes. O recurso foi apresentado à uma turma de graduandos em Ciências Biológicas -Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás, os quais avaliaram as alternativas de uso e o benefício dos vídeos no ensino, além das possibilidadesde adaptação para utilização dos vídeos na educação inclusiva. Após a aplicação do vídeo foram realizadas análises das falas dos estudantes e das professoras das disciplinas cujo conteúdo do vídeo estava relacionado, nesse momento foi possível observar que os mesmos aprovaram a metodologia e consideraram-na eficaz no processo de ensino aprendizagem.

Publicado
2020-09-10