A BANDEIRA NACIONAL NA MEDIDA CERTA: UM OLHAR PARA O ENSINO CONTEXTUALIZADO DE GEOMETRIA
THE NATIONAL FLAG THE IN THE RIGHT WAY: A LOOK AT THE CONTEXTUALIZED TEACHING OF GEOMETRY
Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado desenvolvida em uma escola com alunos da 8ª série do Ensino Fundamental. Para tanto, partiu-se de uma contextualização com a Bandeira Nacional da República Federativa do Brasil. Para a coleta de dados utilizou-se registros das aulas, relatos e fotografias dos alunos durante as atividades, com posterior análise de seus resultados práticos. Ao desenvolver uma sequência didática sobre geometria, utilizando-se a Bandeira do Brasil, constatou-se que ensinar de forma contextualizada contribui para que os alunos possam produzir significados aos conteúdos geométricos. Conclui-se que as atividades desenvolvidas de forma contextualizada possibilitaram o exercício da cidadania e a ruptura do caráter formalista que impregna o estudo da Geometria.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.