ENSINO DE FÍSICA MODERNA: UM ESTUDO DE CASO COM ENSINO PÚBLICO E PRIVADO

TEACHING OF MODERN PHYSICS: A CASE STUDY WITH PUBLIC AND PRIVATE EDUCATION

  • André Flávio Gonçalves Silva
  • José Adauto Andrade Júnior
  • Francisco Augusto Silva Nobre
Palavras-chave: Ensino de Física Moderna, Aprendizagem, Ensino Público e Privado

Resumo

Sabemos que o Ensino de Física não está ocorrendo satisfatoriamente, pois na maioria das escolas se ensina apenas a Física Clássica. É como se ainda estivéssemos no século XIX, quando a Física Moderna ainda não estava desenvolvida. Outra questão, é que na maioria das vezes, a única intenção quando se ensina Física, é o de preparar os estudantes para realização de exames como: ENEM e vestibular. E quando ministrado o conteúdo de Física Moderna, este é tratado superficialmente, muitas vezes pela falta de preparação do professor, como também por esse assunto está apenas como um apêndice nos livros e apostilas. A disciplina de Física não deve estar voltada apenas para memorização de fórmulas algébricas para a realização de exames vestibulares, sendo necessário que os alunos compreendam o conceito que está por trás das fórmulas matemáticas, mesmo porque, com o ensino de física moderna o estudante pode compreender melhor as aplicações tecnológicas da Relatividade e da Quântica, e também o desenvolvimento da Energia Nuclear e suas implicações ambientais e políticas, por exemplo. Propomos nesse trabalho ministrar o conteúdo de Física Moderna no Ensino Médio para alunos do 3º ano de escolas de ensino público e privado da cidade de Juazeiro do Norte - CE. Analisamos o aprendizado de cada setor de ensino: publico e privado. Nosso principal objetivo é verificar o desenvolvimento no aprendizado dos estudantes quando se ensina Física Moderna de forma adequada. Para isso, ministramos um curso de 40 horas/aula com turmas de 30 voluntários, onde buscamos trabalhar principalmente a parte conceitual relacionando a Física com o cotidiano. Além disso, foram relatados experimentos, vídeos e simulações computacionais. Com isso observamos que os alunos de ambas as modalidades de ensino (público e privado), evoluíram no aprendizado

Publicado
2020-09-10