PRODUÇÃO DE UM RECURSO AUDIOVISUAL COM ENFOQUE CTS COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS

Production of a visual aid with STS focus as facilitator of Experimental Education of Sciences

  • Elaine Moreira Alves
  • Jorge Cardoso Messeder
Palavras-chave: recurso audiovisual, Ensino de Ciências, CTS, vídeo

Resumo

Os recursos audiovisuais vêm sendo utilizados com finalidades educativas desde a década de 60. No entanto, o seu potencial educativo tem sido discutido, e no que se refere ao Ensino de Ciências, mostra-se necessário repensar os pressupostos desta modalidade através da sua reconceituação numa perspectiva contextualizada e transdisciplinar, segundo a interface Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), capaz de alterar profundamente os ambientes escolares assim como os papéis docentes e discentes vislumbrando uma aprendizagem significativa. Na interface CTS os assuntos trabalhados em sala de aula são abordados a partir de temas que estão em consonância com o cotidiano dos alunos. Neste trabalho apresentamos a confecção de um DVD com vídeos sobre atividades experimentais numa abordagem CTS como um recurso complementar ao livro didático para o Ensino de Ciências em todos os segmentos da educação.

Publicado
2020-09-10