CONTRIBUIÇÕES DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA COM TECNOLOGIA INFORMÁTICA

Contributions of mathematical research to the process of teaching and learning mathematics with computer technology

  • Vinícius Pazuch
  • Isabel Koltermann Battisti
  • Cátia Maria Nehring
Palavras-chave: investigação matemática, tecnologia informática, nsinar e aprender matemática, elaboração conceitual

Resumo

A centralidade deste artigo é propor reflexões relativas ao processo de ensinar e aprender Matemática com tecnologia informática a partir de contribuições da perspectiva da investigação matemática. Consideramos uma atividade de ensino e dois episódios de aula de Matemática, desenvolvida com uma turma de 7ª série (8º ano) numa escola pública do Estado do Rio Grande do Sul. A atividade de ensino envolve conceitos de geometria espacial e plana, tratados, especialmente, com o uso do software “Régua e Compasso”. Os episódios resultam das transcrições de aulas de Matemática em que foi desenvolvida a atividade de ensino. A análise destes dados foi feita a partir de elementos da perspectiva da investigação matemática e das tecnologias informáticas. As reflexões acerca das etapas do processo de investigação matemática, do uso de tecnologias informáticas, da elaboração conceitual, do planejamento, das interações em sala de aula e dos papeis do professor contribuem com as discussões em Educação Matemática

Publicado
2020-09-10