A REDE SOCIOTÉCNICA DE UM LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO

The sociotechnical network of a high school chemistry laboratory

  • Cristiane Beatriz Dal Bosco Rezzadori
  • Moisés Alves de Oliveira
Palavras-chave: laboratório de Química, rede sociotécnica

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal descrever a rede sociotécnica de um laboratório de Química do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, no município de Londrina-PR, tomando como motivação as teorias de tradução/translação propostas por Bruno Latour e John Law. A pesquisa foi realizada no período de setembro de 2008 a abril de 2009. Os dados de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo as perspectivas dos Estudos de Laboratório em especial a Teoria Ator-Rede. A observação e a descrição do material apontam para como a rede faz do laboratório estudado algo completamente dependente e producente da rede que atua, ou seja, como o processo de materialização do laboratório é dependente de uma série de associações, negociações, alinhamentos e estratégias realizadas pelos atuantes, que interligam o maior número de elementos a fim de dar viabilidade à construção deste espaço. Concluímos com a discussão de que sua permanência e sucesso não são garantidos, haja vista que todo este processo de mobilização coletiva está sempre prestes a romper ou a se desfazer em algum ponto.O presente trabalho tem como objetivo principal descrever a rede sociotécnica de um laboratório de Química do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, no município de Londrina-PR, tomando como motivação as teorias de tradução/translação propostas por Bruno Latour e John Law. A pesquisa foi realizada no período de setembro de 2008 a abril de 2009. Os dados de observação foram registrados através de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo as perspectivas dos Estudos de Laboratório em especial a Teoria Ator-Rede. A observação e a descrição do material apontam para como a rede faz do laboratório estudado algo completamente dependente e producente da rede que atua, ou seja, como o processo de materialização do laboratório é dependente de uma série de associações, negociações, alinhamentos e estratégias realizadas pelos atuantes, que interligam o maior número de elementos a fim de dar viabilidade à construção deste espaço. Concluímos com a discussão de que sua permanência e sucesso não são garantidos, haja vista que todo este processo de mobilização coletiva está sempre prestes a romper ou a se desfazer em algum ponto.

Publicado
2020-09-10