O CORDEL COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS
The cordel as instructional resource for science teaching
Resumo
Este trabalho busca articular o ensino de Física e a Literatura de Cordel como alternativa para superar um ensino de Física caracterizado pelo baixo nível de interesse do aluno pela Física e pela falta de integração desta com a realidade do aluno. Considerando a importância da Literatura de Cordel para a cultura nordestina, a pesquisa teve dentre seus objetivos investigar a potencialidade do uso da Literatura de Cordel como recurso didático no ensino de Física. O estudo foi realizado com 46 alunos de uma escola pública de Ensino Médio da região metropolitana de Fortaleza, Ceará. Testes foram aplicados com vista a comparar a eficiência da aprendizagem através da leitura de texto em prosa e na forma de Cordel. A pesar de que melhores resultados foram obtidos com texto em prosa, os resultados revelaram que o Cordel tem um bom potencial didático e que deve ser trabalhado mais frequentemente em sala de aula para que os alunos não encontrem dificuldades e tenham mais segurança ao trabalharem com este recurso
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.