O SOL SOB UM OLHAR INTERDISCIPLINAR – RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM ÊNFASE NA FÍSICA SOLAR

The sun in an interdisciplinary look. Report of a teaching experience with emphasis on solar physics

  • Pedro Donizete Colombo Junior
Palavras-chave: Sol, interdisciplinaridade, relato de experiência, Física Solar

Resumo

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais o ensino contextualizado assume a condição de tema central, sendo a partir dele que se compreende a interdisciplinaridade e se desenvolvem as competências propostas. Neste texto buscamos relatar e discutir brevemente numa perspectiva interdisciplinar o trabalho conjunto de professores de diversas áreas do conhecimento sobre um tema do nosso cotidiano: o Sol. A escolha deste tema foi pautada em vários motivos, dentre eles, por ser um tema vivenciado por todos e pouco conhecido pelas pessoas, e ainda por ser um tema que naturalmente permite uma abordagem interdisciplinar. Não temos a pretensão de apresentar análises de resultados com a rigidez que uma pesquisa científica exige, mas sim relatar a experiência de um trabalho interdisciplinar em uma escola pública do estado de São Paulo. Neste sentido, adotamos um viés de relato de experiência didática que possa motivar colegas professores a desenvolver trabalhos deste tipo em suas escolas sedes. Ao término das atividades concluimos que trabalhar o ensino de maneira contextualizado, no qual o aluno vivencia, aprende e discute com a integração de diferentes disciplinas, possibilita a compreensão do tema trabalhado em seus diferentes aspectos, sejam eles de cunho humanístico ou científicos, não limitando o conhecimento a fronteiras disciplinares e propiciando ao aluno uma visão não fragmentada da ciência.

Publicado
2020-09-10