A CALIBRAÇÃO DE UM MICRÔMETRO: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA

Calibration of a micrometer: an experiment in teaching through mathematical modeling

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira
  • Guataçara dos Santos Junior
Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem Matemática, ajuste de curvas

Resumo

No presente artigo analisou-se a Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem de acordo com as tendências propostas pela Educação Matemática, no conteúdo de ajuste de curvas, na disciplina de Introdução à Modelagem Matemática, com alunos formandos do Curso de Licenciatura em Matemática. A atividade realizada envolveu análise de uma situação-problema real, o trabalho em grupo e a troca de informações entre alunos e professor na busca da solução destes problemas, utilizando-se de conceitos matemáticos por meio da Modelagem Matemática. No final das atividades percebeu-se que os conteúdos matemáticos foram contextualizados em situações cotidianas reais, o diálogo discente/discente e docente/discente colaborou na interpretação e entendimento de determinados conceitos e na determinação do modelo de calibração do equipamento o que os permite aprender Matemática de forma prática e prazerosa, o que demonstra que a Modelagem Matemática é uma estratégia de ensino e aprendizagem que pode contribuir para o aprendizado de Matemática.

Publicado
2020-09-10