FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES PARA ABORDAGEM DE TÓPICOS DE RELATIVIDADE NO ENSINO MÉDIO: SABERES DOCENTES DOS IMPLEMENTADORES

In-service teacher education on topics of Relativity at high school: implementers teacher knowledge

  • Jorge Luiz Nicolau Junior
  • Guilherme Brockington
  • Lucia Helena Sasseron
Palavras-chave: Saberes docentes, relatividade, ensino médio, currículo inovador

Resumo

A presença de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Médio é, sem dúvida, necessária. Os conceitos e relações advindas da Relatividade são algumas das maiores criações humanas e, além das diversas aplicações tecnológicas associadas a ela, responde por uma
concepção de Universo radicalmente diferente àquela promovida pelos nossos sentidos. Neste trabalho apresentamos quais saberes docentes são mencionados ou considerados por implementadores de um curso de Física Moderna e Contemporânea com base nos saberes apontados como necessários à boa conduta docente propostos por Carvalho e Gil-Pérez (2006). Dois professores de Ensino Médio, atuantes na rede pública, atuaram como implementadores de uma proposta ministrando aulas sobre tópicos de Relatividade Restrita no curso mencionado; este, por sua vez, foi destinado a seus pares: professores também da rede pública. Tais implementadores participam de grupos de discussão engajados em temas e metodologias inovadoras para o ensino de ciências. A presença dos saberes foi mapeada por meio de entrevistas gravadas em áudio, efetuadas após as aulas

Publicado
2020-09-10