REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE MUSEUS DE CIÊNCIAS, MONITORIA EM ASTRONOMIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Physics undergraduates social representations about science museums, mediation in astronomy and formation

  • Marcos Daniel Longhini
  • Daniela Franco Carvalho Jacobucci
Palavras-chave: divulgação da Astronomia, museus de ciências, monitoria, formação de professores.

Resumo

Esse trabalho buscou investigar as representações sociais de um grupo de licenciandos em Física que atuam no projeto DICAstronômica, do Museu de Ciências da DICA (Universidade Federal de Uberlândia - MG), sobre museus de ciências, monitoria e importância da experiência em um espaço não-formal de Educação para a formação profissional. A abordagem metodológica da pesquisa focou a análise do discurso do sujeito coletivo. O discurso-síntese dos monitores é que há necessidade de um museu ter um espaço físico e que esses espaços, como a DICA, focam a interatividade. A representação social de monitoria centra-se em dois aspectos: mediação e emocional, sendo que a experiência cotidiana é a principal fonte de aprendizagem para eles. Embora nenhum dos investigados tenha manifestado interesse em se tornar um profissional de museus, a experiência adquirida na monitoria parece ter influenciado em direcionamentos futuros para a docência na Educação Básica.

Publicado
2020-09-10