REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE MUSEUS DE CIÊNCIAS, MONITORIA EM ASTRONOMIA E FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Physics undergraduates social representations about science museums, mediation in astronomy and formation
Resumo
Esse trabalho buscou investigar as representações sociais de um grupo de licenciandos em Física que atuam no projeto DICAstronômica, do Museu de Ciências da DICA (Universidade Federal de Uberlândia - MG), sobre museus de ciências, monitoria e importância da experiência em um espaço não-formal de Educação para a formação profissional. A abordagem metodológica da pesquisa focou a análise do discurso do sujeito coletivo. O discurso-síntese dos monitores é que há necessidade de um museu ter um espaço físico e que esses espaços, como a DICA, focam a interatividade. A representação social de monitoria centra-se em dois aspectos: mediação e emocional, sendo que a experiência cotidiana é a principal fonte de aprendizagem para eles. Embora nenhum dos investigados tenha manifestado interesse em se tornar um profissional de museus, a experiência adquirida na monitoria parece ter influenciado em direcionamentos futuros para a docência na Educação Básica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.