ANÁLISE DO PROCESSO DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA: SOBRE UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA COM A TEMÁTICA CONVERSÃO TÉRMICA

Analysis of the university-school interaction process: on a pedagogical approach with the thermal subject

  • Vinicius Kalil Tomazett
  • Claudio R. Machado Benite
  • Anna M. Canavarro Benite
Palavras-chave: formação de professores, contextualização, ensino de Química

Resumo

O conhecimento científico tem linguagem própria que, muitas vezes, constitui-se como uma barreira ao seu aprendizado. Abordagens pedagógicas diferenciadas podem representar uma ferramenta útil para o melhor entendimento deste conhecimento. Este trabalho apresenta considerações sobre o desenvolvimento e a utilização de uma abordagem pedagógica sobre conversão térmica, numa aproximação entre universidade e escola. A abordagem foi desenvolvida com vistas à contextualização do tema e envolveu estratégias de modelização com forte apelo para os recursos mnemônicos de visualização. Foi utilizada em uma turma de 3ºano do Ensino Médio de uma escola pública. Os resultados indicam que além da aprendizagem dos conceitos envolvidos, esta parceria possibilitou superar o paradigma de que a universidade se limita em produzir o conhecimento que a instituição escolar o aplica tempos depois. Nossa análise permitiu compreender o papel que universidade e escola podem desempenhar na construção de espaços dialógicos em sala de aula, nos quais o conhecimento é democratizado e vai ao encontro das necessidades de ambas as instituições.

Publicado
2020-09-04