AS ANALOGIAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Analogies in the teaching of conceptual, procedural, and attitudinal subjects in physics classes at high school

  • Leandro Londero da Silva
  • Eduardo A. Terrazzan
Palavras-chave: analogias, ensino de física, conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais

Resumo

Relata-se a análise da implementação de atividades didáticas com uso de analogias no ensino de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais em aulas de física do Ensino Médio. Especificamente, considerou-se a preocupação em avaliar a influência do recurso analógico na aprendizagem de circuitos elétricos. Os resultados obtidos mostram que a eficácia das analogias na aprendizagem esteve fortemente condicionada as habilidades dos alunos nos procedimentos de estabelecer relações, identificar diferenças, sintetizar idéias, entre outros. As atividades didáticas implementadas mostraram-se como um dos possíveis caminhos à formação de conceitos, procedimentos e atitudes, valorizando diferentes aprendizagens, consequentemente, transcendendo a concepção de aprendizagem que se revela somente mediante habilidades lógico-matemáticas. Percebemos que os alunos construíram um entendimento dos conceitos estudados e habilitaram-se para realização de procedimentos possíveis de serem ensinados com o uso de analogias. Representam, comparam, identificam, argumentam e registram, articulando o conceitual ao procedimental e ao atitudinal.

Publicado
2020-09-04