PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS E DESPOLUIÇÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Mixing Separation Processes and Environmental Depollution: a proposal for meaningful learning
Resumo
Tornar o aluno protagonista em seu processo de aprendizagem é um dos maiores desafios do ensino, e certamente é o caminho para proporcionar uma aprendizagem significativa. Esse trabalho descreve as atividades realizadas em uma turma do 1º ano do ensino médio envolvendo o conteúdo de processos de separação de misturas em situações ligadas à despoluição ambiental. As atividades foram desenvolvidas e apresentadas pelos estudantes como em uma feira de ciências. Realizou-se um teste de conhecimentos prévios para identificação dos conhecimentos dos estudantes e de posse dos resultados, o pesquisador elaborou suas aulas e dividiu os grupos para apresentarem um tema em forma de projeto. Os alunos apresentaram seus temas e aplicaram o seu conhecimento em diversas situações cotidianas, participando ativamente de seu processo de aprendizagem. Sugere-se com essa experiencia que o aluno quando estimulado pode contribuir para que sua aprendizagem seja significativa.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.