ABORDAGEM DA TEMÁTICA QUEIMADAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
Burning Thematic Approach by Project-Based Learning in Science Teaching
Resumo
Este trabalho apresenta experiências educacionais vivenciadas com alunos do contexto educacional amazônico que estudam em classes multisseriadas nos campos marajoaras, partindo de uma problemática socioambiental da comunidade para estimular o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Ciências da Natureza. Para tanto,aplicou-se uma intervenção pedagógica baseada na metodologia de projetos, sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental da Vila de Cururu, com alunos dos 4º e 5º anos de classes multisseriadas. Os resultados demonstram que a proposta aplicada é viável para o contexto educacional em questão, pois, propiciou a cooperação, interação e motivação dos alunos, além de fazê-los desenvolver competências e habilidades frente aos problemas socioambientais do cotidiano, promovendo a discussão e assimilação de informações sobre a preservação da biodiversidade local, sem perder de vista as questões ambientais nacionais e internacionais com uma postura ambiental mais responsável e crítica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.