ABORDAGEM DA TEMÁTICA QUEIMADAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Burning Thematic Approach by Project-Based Learning in Science Teaching

  • Silvana Ferreira Lima
  • Enilene da Conceição Nunes
  • Ronilson Freitas de Souza
Palavras-chave: aprendizagem por projetos, educação ambiental, metodologias ativas, contexto educacional amazônico

Resumo

Este trabalho apresenta experiências educacionais vivenciadas com alunos do contexto educacional amazônico que estudam em classes multisseriadas nos campos marajoaras, partindo de uma problemática socioambiental da comunidade para estimular o processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Ciências da Natureza. Para tanto,aplicou-se uma intervenção pedagógica baseada na metodologia de projetos, sendo realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental da Vila de Cururu, com alunos dos 4º e 5º anos de classes multisseriadas. Os resultados demonstram que a proposta aplicada é viável para o contexto educacional em questão, pois, propiciou a cooperação, interação e motivação dos alunos, além de fazê-los desenvolver competências e habilidades frente aos problemas socioambientais do cotidiano, promovendo a discussão e assimilação de informações sobre a preservação da biodiversidade local, sem perder de vista as questões ambientais nacionais e internacionais com uma postura ambiental mais responsável e crítica.

Publicado
2020-09-04