ANÁLISE DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE GENÉTICA FEITAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Analysis of practical activities of Genetics made in a complementary training course for teachers of Basic Education
Resumo
As atividades práticas no âmbito da educação básica são consideradas atualmente mais do que demonstrações de laboratório, considera-se toda atividade que envolve a participação de alunos em diferentes espaços e abordando diferentes conteúdos. No ensino de Biologia temas como genética, evolução e biotecnologia estão cada dia mais presentes no dia-a-dia dos estudantes e tornam-se um desafio para professores que podem ter em cursos de formação complementar aportes para trabalhar estas temáticas na escola. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo analisar um curso de formação complementar que aborda conteúdos de genética, evolução e biotecnologia sob a ótica de professores de ciências em diferentes níveis de formação e atuação docente. A pesquisa acompanhou um curso de formação complementar que apresentou conteúdos teóricos e práticos de genética, evolução e biotecnologia para 11 professores de uma cidade do interior do Paraná, foram realizadas duas entrevistas coletivas e uma entrevista individual. Durante a realização deste curso os participantes mostraram interesse em evidenciar o quanto são carentes de curso com as temáticas como as propostas neste trabalho, contribuindo com sua prática pedagógica. Na análise dos dois dias de curso pode-se considerar que os professores apresentaram maior dificuldade para os conteúdos de genética e evolução e mostraram maior familiaridade quando os conteúdos de biotecnologia foram apresentados, isso evidência o que a literatura já aponta dos obstáculos conceituais que o conteúdo de evolução apresentam-se na formação de professores. Esse aspecto demonstra a necessidade de temas como esse serem constantemente abordados em cursos de formação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.