O BRINCAR E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
The Play and the Three Pedagogical Moments: contributions to the teaching of Science in Early Childhood Education
Resumo
Alguns estudos em Educação em Ciências, que se fundamentam na pedagogia freireana, têm evidenciado a importância da ressignificação curricular por meio do processo de Investigação Temática. No entanto, destaca-se que há poucos estudos nessa perspectiva que contemplam a Educação Infantil. Portanto, sendo os Três Momentos Pedagógicos (3MP) uma dinâmica que pauta-se nos pressupostos freireanos da dialogicidade e problematização, objetivou-se investigar os limites e possibilidades dos 3MP na elaboração e implementação de brincadeiras com base no Tema Gerador “As riquezas naturais do Iguape: entre o discurso e a prática”, tendo como referência alguns conhecimentos das Ciências Naturais. Realizaram-se dois processos formativos de professores: no primeiro obteve-se o Tema Gerador; no segundo houve a elaboração e implementação das atividades didático-pedagógicas. Dentre os resultados, destaca-se que o caráter participativo e inquietador das brincadeiras articuladas aos 3MP possibilitou a compreensão das crianças em relação aos problemas na comunidade do Iguape, como os impactos dos resíduos domésticos no mangue. Contudo, constatou-se a dificuldade em localizar atividades com linguagem infantil que possuam as características necessárias para articular-se aos 3MP, exigindo originalidade e criatividade do educador no processo de criação ou adaptação das brincadeiras utilizadas nesse contexto.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.