O AQUECEDOR SOLAR NA SALA DE AULA

The Solar Warmer in the Classroom

  • Luiz Antonio de Quadros Dworakowski
  • Guilherme Frederico Marranghello
  • Pedro Fernando Teixeira Dorneles
Palavras-chave: PCN, CTS, interdisciplinaridade, aquecedor solar

Resumo

A nova forma pretendida de desenvolver o processo de ensino-aprendizagem, proposta pela legislação de ensino (LDB, DCNEM, PCN) exige a adequação das escolas e dos profissionais da área da educação. Este trabalho foi desenvolvido a partir da construção de um aquecedor solar com materiais recicláveis com o objetivo de servir como laboratório para o ensino de física e de ciências, criando alternativas didáticas para a contextualização de temas como energia e meio ambiente, além de estudos sócio-culturais, proporcionando um ambiente para a prática interdisciplinar. A análise do trabalho foi conduzida de acordo com os enfoques qualitativo e quantitativo aplicados à pesquisas em ensino. O projeto foi analisado sob o foco qualitativo através da participação em seminários, palestras e oficinas de ensino-aprendizagem e sob o foco quantitativo, sendo aplicados pré e pós-testes. O desenvolvimento do projeto demonstrou potencial para propiciar melhores condições para aprendizagem significativa e contribuiu para preencher lacunas observadas no processo de ensino-aprendizagem de física e na aplicação dos novos parâmetros curriculares.

Publicado
2020-09-02