SUPORTES DIDÁTICOS E CIENTÍFICOS NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE BIODIVERSIDADE: ÊNFASE AOS CONTEÚDOS DE ZOOLOGIA

Didactic and scientific support in the construction of knowledge about biodiversity: emphasis on Zoology contents

  • Elineíx Elineí Araújo de Almeida
Palavras-chave: Autonomia discente, Avaliação renovada, Ensino dinâmico

Resumo

Seguindo as categorias de mobilização, construção do conhecimento e síntese das informações, alunos de cinco turmas, distribuídas em dois semestres do ano de 2008, tiveram como instrumento de avaliação a produção de textos fundamentados em uma experiência de pesquisa vivenciada no percurso da sala de aula. Desse exercício, foram obtidos como produto final 31 relatos de experiências escritos no modelo de resumo expandido, contextualizados cientificamente, ressaltando uma vivência de pesquisa em campo e/ou descrevendo aspectos didáticos por meio do lúdico, ao explorar os conteúdos sobre táxons animais pouco estudados. Destes trabalhos, 25 artigos foram publicados em Anais de Evento local e, 20 destes, foram apresentados em Congresso Regional, consistindo, então, uma experiência não só para vivenciar o processo de construção do conhecimento, mas para exercitar a experiência em divulgação das inovações didáticas produzidas

Publicado
2020-09-02