SISTEMA ENDÓCRINO E DESREGULADORES HORMONAIS: UMA ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Endocrine systemand endocrine disrupters: a STS approach in the initial training of science teachers
Resumo
Este artigo apresenta a Unidade de Aprendizagem “Fisiologia humana e desreguladores hormonais dispersos no ambiente” e avalia possíveis contribuições à formação inicial de professores de Ciências, por meio de um estudo de caso com uma turma de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa teve abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Constatou-se ue poucos licenciandos tinham conhecimentos prévios sobre o tema, mas todos reconheceram o seu processo de aprendizagem e contribuições do trabalho a sua formação inicial como professores de Ciências. Houve destaque à importância da educação em Ciências no desenvolvimento de uma consciência mais crítica e questionadora sobre assuntos atuais e relevantes para a sociedade, considerando aspectos éticos da Ciência e da Tecnologia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.