SISTEMA ENDÓCRINO E DESREGULADORES HORMONAIS: UMA ABORDAGEM CTS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Endocrine systemand endocrine disrupters: a STS approach in the initial training of science teachers

  • Letícia Dellazari
  • João Bernardes da Rocha Filho
  • Regina Maria Rabello Borges
Palavras-chave: Unidade de Aprendizagem, Sistema Endócrino, Desreguladores Hormonais, Formação de Professores, Educação em Ciências

Resumo

Este artigo apresenta a Unidade de Aprendizagem “Fisiologia humana e desreguladores hormonais dispersos no ambiente” e avalia possíveis contribuições à formação inicial de professores de Ciências, por meio de um estudo de caso com uma turma de um curso de graduação em Ciências Biológicas. A pesquisa teve abordagem qualitativa, descritiva e interpretativa. Constatou-se ue poucos licenciandos tinham conhecimentos prévios sobre o tema, mas todos reconheceram o seu processo de aprendizagem e contribuições do trabalho a sua formação inicial como professores de Ciências. Houve destaque à importância da educação em Ciências no desenvolvimento de uma consciência mais crítica e questionadora sobre assuntos atuais e relevantes para a sociedade, considerando aspectos éticos da Ciência e da Tecnologia.

Publicado
2020-09-02