UTILIZAÇÃO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA DISCUSSÃO DAS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE NO ENSINO DE QUÍMICA

Use of an educational game for discussion of the Science/Technology/Society interactions in chemistry teaching

  • Gisele Nanini Mathias
  • Carmem Lúcia Costa Amaral
Palavras-chave: ensino de química, jogos pedagógicos, relações CTS

Resumo

Este trabalho relata uma experiência em sala de aula referente a aplicação de um jogo pedagógico, construído pelas autoras, com a finalidade de discutir as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (relações CTS) em aulas de química orgânica. Participaram da investigação alunos de duas turmas de Ensino Médio de uma escola pública do estado de São Paulo, Brasil. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos gostou da estratégia, pois esta tornou a aula mais interessante e dinâmica, contribuiu para o trabalho em equipe, promoveu estímulo ao estudo, despertou a curiosidade e motivou-os a participarem da construção do próprio conhecimento

Publicado
2020-09-02