A TELEVISÃO E O RÁDIO COMO INSTRUMENTOS MEDIADORES NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Television and Radio as Mediating Instruments in Environmental Education
Resumo
Este estudo analisa o uso do rádio e da televisão na escola pública de Ensino Fundamental, como instrumento mediador na construção do conhecimento e da cidadania, através da Educação Ambiental. O estudo foi realizado em quatro escolas situadas em territórios ambientais da cidade de Maceió-AL, que desenvolvem experiências de Educação Ambiental. Utilizou a metodologia histórico-crítica e apresenta como sujeitos de pesquisa, professores e alunos da escola a partir da análise de suas falas e registros no sentido de verificar se a Educação Ambiental está inserida no trabalho pedagógico na perspectiva da construção do ecodesenvolvimento e se o rádio e a televisão potencializam essa produção político-pedagógica. Os resultados mostram a necessidade de uma ação interdisciplinar mais eficaz no processo de educação continuada, trabalhando a formação dos educadores, principalmente para a utilização das mídias na escola, promovendo mudanças no currículo, incluindo articulações institucionais e comunitárias, que contemplem a transformação do contexto social de crise ambiental para a promoção do ecodesenvolvimento
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.