FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA – VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE UMA SITUAÇÃO DE ENSINO

Teacher preparation in mathematics - experiences of a teaching situation

  • Cátia Maria Nehring
  • Marta Cristina Cezar Pozzobon
  • Vinícius Pazuch
Palavras-chave: Situação de Ensino, Prática de Ensino, Investigações Matemáticas, Vivência e Experiência

Resumo

O artigo apresenta contribuições à formação inicial de professores de matemática, com enfoque na descrição, na problematização e na análise da vivência de uma situação de ensino – “Investigando Diagonais”, na disciplina de Prática de Ensino IV: Matemática no Ensino Fundamental, do Curso de Matemática - Licenciatura, de uma Universidade do interior do Rio Grande do Sul. O material empírico do estudo constitui-se de dois instrumentos de análise: do planejamento dos docentes - notas de aula - e dos relatórios de três licenciandos. O material empírico é analisado a partir de três momentos marcantes, que são apresentados, separadamente, para enfatizarmos a processualidade da situação de ensino: primeiro momento – apresentação da atividade e discussão do contrato didático; segundo momento – discussão, produção e formalização dos saberes disciplinares, via situação de ensino; terceiro momento – potencialidade da situação de ensino para ensinar e aprender matemática na Educação Básica. E como contribuição, pontuamos que a vivência a partir de situações investigativas na formação inicial produz marcas nos licenciandos que são significativas à articulação dos saberes da docência, balizando as experiências constitutivas para o exercício da profissão na Educação Básica.

Publicado
2020-09-02