MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA PARA A AVALIAÇÃO DA REDE CONCEITUAL ESTABELECIDA PELOS ESTUDANTES SOBRE O TEMA ÁTOMO

Concept mapping as strategy to assess the conceptual network established by the students about the atom subject

  • Paula Nunes
  • José Claudio Del Pino
Palavras-chave: mapa conceitual, educação em química, ensino médio

Resumo

Este texto apresenta a análise de uma estratégia didática, que utiliza mapa conceitual, aplicada a uma turma de ensino médio, na disciplina de Química, numa proposta integradora dos componentes curriculares de Química e Biologia, com a finalidade de identificar e avaliar as relações que se constituem entre conceitos químicos, se há associação destes com aqueles da Biologia e uma melhor aprendizagem dos conceitos de Química pelos estudantes. A análise deste material foi feita segundo o método proposto por Nicoll et al (2001) e os resultados indicam que, mesmo com a dificuldade dos estudantes na construção de mapas conceituais, essa estratégia pode esclarecer algumas lacunas no conhecimento destes, indicando os conceitos de maior dificuldade de compreensão e orientar o professor para apoiá-los na organização dos conceitos estudados dando suporte à aprendizagem significativa

Publicado
2020-08-29