A ANÁLISE DOS VALORES NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA APROXIMAÇÃO DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA COM PRESSUPOSTOS DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
An analysis of values in science education: contributions towards an approximation of philosophy of science and meaningful learning principles
Resumo
A partir das concepções sobre a natureza social da ciência, apresentamos uma aproximação da perspectiva de Hugh Lacey sobre a questão da adesão a valores como um elemento fundamental para a compreensão da atividade científica. Conferindo centralidade à noção de comunidade científica, o autor converge para a análise da ciência como prática que se define a partir de um conjunto de crenças, princípios e normas compartilhadas por uma determinada coletividade. Neste trabalho discute-se acerca dos valores cognitivos da atividade científica, buscando subsídios para entender como essa questão pode ser investigada na área de Educação Científica e quais seriam as dificuldades encontradas com este tipo de pesquisa. Parte-se do pressuposto de que estabelecendo evidências empíricas de sustentação de valores na ciência e na sua evolução abre-se uma possibilidade de inserir e expandir a aprendizagem significativa crítica no contexto escolar como um todo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.