USO DO PORTIFÓLIO COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM SOBRE O SISTEMA DIGESTÓRIO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO
Use of the portfolio as an alternative methodology in teaching and learning of the digestive system: a study with students of the third year of high school
Resumo
O sistema digestório é estudado nas disciplinas de Ciências e Biologia. Por se tratar do corpo humano, é um conteúdo de grande relevância no ambiente escolar e para a manutenção da saúde. Apesar da importância, verificamos que os processos de ensino e aprendizagem deste conteúdo ainda acontecem de forma tradicional dificultando a aprendizagem significativa. Dessa forma, é preciso aliar metodologias alternativas com o ensino tradicional como uma possibilidade de facilitar esses processos. Sendo assim, o presente trabalho teve por objetivo verificar a contribuição de portfólio para a aprendizagem do sistema digestório. Para isso, aplicamos questionários pré-teste, uma intervenção incluindo a elaboração de um portfólio pelos alunos, e um questionário pós teste. Nossos resultados demonstram que o uso de uma sequência didática com portfólio pode ser uma ferramenta eficiente nos processos de ensino e aprendizagem do sistema digestório.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.