DINÂMICAS DE OFICINAS DE TEXTOS EM BIOLOGIA: FERRAMENTAS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM TEMPOS DE FAKE NEWS
Dynamics of biology texts workshops: tools for scientific literacy in Fake News times
Resumo
A visão tradicional sobre como professores devem conduzir o processo de aprendizagem vem mudando bastante ao longo do tempo. A forma tradicional de trabalho considera que o professor atue como transmissor dos conhecimentos aos alunos, que teriam uma participação passiva apenas; à esta prática mais conservadora vem se opor as novas metodologias de ensino, segundo as quais os alunos devem construir ativamente seu aprendizado. Com base nesta segunda corrente de pensamento e considerando a importância social da apropriação dos conhecimentos básicos em biologia por meio de uma alfabetização científica dos alunos, propusemos a utilização de uma dinâmica de trabalho do tipo oficina de textos. A estratégia utilizada foi a comparação de textos com informações confiáveis contra textos do tipo fake news, relacionados especificamente à temática vacinação. Os estudantes trabalharam em grupos e ao final produziram uma lista com características indicativas de que um texto não tem credibilidade. Os resultados obtidos mostramque o uso de oficinas temáticas pode ser um recurso valioso para o ensino de biologia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.